Instituições de DC

  • Museu Zoobotânico Augusto Ruschi

    Seu acervo, com cerca de 37 mil peças, abrange zoologia, botânica, geologia e paleontologia, servindo como base para formação acadêmica e interação com a comunidade. Além de exposições presenciais e virtuais, o museu desenvolve projetos como a Trilha Perceptiva e a Sala Verde, que estimulam a reflexão sobre a conservação ambiental.
  • Jardim Botânico da Univille

    Oferece atrativos como plantas ornamentais, um horto de plantas medicinais, e um herbário com mais de 12 mil espécies catalogadas. O local inclui, ainda, a Serraria dos Kohn, patrimônio histórico que conta a história dos imigrantes da região, além de uma área de floresta ombrófila com trilha suspensa para apreciação da natureza. O jardim tem como missão a conservação da biodiversidade, a preservação do patrimônio genético e a promoção da educação ambiental.
  • Planetário da Universidade da Univates

    O planetário é um espaço diferenciado e móvel, permitindo atuação em diversos contextos, tanto formais quanto não formais de ensino. O atendimento inclui sessões na cúpula seguidas de oficinas para aprofundar os conhecimentos, além de sessões de observação do céu no observatório, com uso de telescópios e outros instrumentos ópticos.
  • Museu de Ciências da Univates

    O MCN desenvolve atividades voltadas à pesquisa, ensino e extensão, com coleções didáticas e científicas, oficinas ambientais e exposições itinerantes, aproximando a ciência da comunidade.
  • Museu Oceanográfico Univali

    Promove exposições, ações educativas, pesquisas e conservação do patrimônio natural, com foco na fauna marinha brasileira, especialmente da região Sul. Possui acervo dividido em cinco coleções (invertebrados, peixes, répteis, aves e mamíferos) e estrutura com laboratório, auditório, biblioteca, salas de aula e exposições. Atende principalmente estudantes, professores e pesquisadores, mediante agendamento.
  • Museu Interdisciplinar de Ciências

    Promove exposições permanentes e temporárias de animais e peças anatômicas, visitas espontâneas e agendadas, e oferece treinamento a acadêmicos. Realiza o programa anual “Ciência no Museu”, com oficinas temáticas voltadas a estudantes do ensino fundamental, com o objetivo de estimular o interesse pelas ciências e promover a alfabetização científica.
  • Planetário da Unipampa

    O planetário conta com equipamento móvel para levar sessões de planetário, observações com telescópio, sessões de cinema e cursos para professores a diferentes locais.
  • Física Para Todos

    Tem como objetivo difundir e popularizar a ciência, especialmente a física, para alunos, professores e a comunidade em geral, contribuindo para a educação científica e inclusão social. Atualmente, conta com cerca de 50 equipamentos/experimentos que abrangem diversas áreas da física, como mecânica, eletricidade, magnetismo, física moderna, astronomia e óptica.
  • Museu de Ciências Naturais

    O museu abriga coleções permanentes de rochas, fósseis e animais marinhos (coleção João José Bigarella), além de uma extensa coleção entomológica com cerca de 13 mil insetos (coleção Hipólito Schneider). Possui ainda exposições de insetos e aracnídeos em resina, exsicatas da flora local e uma sala de física com experimentos em áreas como óptica, mecânica e física nuclear.
  • Museu de Ciências Naturais da ULBRA

    Com cerca de 20 mil itens, seu acervo abrange paleontologia, arqueologia, zoologia, mineralogia e botânica. A exposição de longa duração está organizada em cinco eixos temáticos que evidenciam a presença da ciência no cotidiano.
  • Jardim Botânico da Universidade Federal de Santa Maria

    Sua missão é conservar as espécies florestais nativas do Rio Grande do Sul, servindo como apoio para atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade, além de oferecer lazer à comunidad
  • Planetário UFSM

    Possui uma cúpula de 12,5 metros de diâmetro e acomoda até 120 pessoas. Desde 1998, abriga também o Museu Interativo de Astronomia, que oferece uma abordagem lúdica e educativa sobre o sistema solar, a evolução do conhecimento astronômico e a conquista espacial.
Browse all
Próxima